O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje ao primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que o fim da guerra em termos aceitáveis para Kiev é uma questão prioritária para a Ucrânia.
“A questão de acabar com a guerra e alcançar uma paz justa é uma prioridade para a Ucrânia”, disse Zelensky durante um encontro com Modi em Kiev, citado pela agência espanhola EFE.
O encontro foi parcialmente divulgado num vídeo publicado nas redes sociais pelo chefe de Estado ucraniano.
Zelensky agradeceu a Modi a participação nas consultas internacionais da Ucrânia com países terceiros para pôr termo à guerra com a Rússia e manifestou interesse em que a Índia continue a participar no processo.
Modi manifestou a Zelensky o empenho no diálogo e nas negociações para pôr fim à guerra na Ucrânia, disse o chefe da diplomacia indiana, Subrahmanyam Jaishankar, aos jornalistas em Kiev.
Ainda segundo o diplomata indiano, Zelensky manifestou interesse no envolvimento de Nova Deli na organização de uma nova cimeira mundial para a paz e na realização de progressos diplomáticos para a paz.
O encontro entre Modi e Zelensky centrou-se sobretudo na “situação militar”, na questão da segurança alimentar e energética e na procura de “caminhos concebíveis para a paz e a resolução de conflitos”, referiu.
“Estamos prontos a fazer tudo o que pudermos, porque pensamos que a continuação deste conflito é obviamente terrível para a Ucrânia e também para o mundo”, disse Jaishankar.