O CDS-PP propõe que as pessoas afetadas pelos incêndios, que deflagram na Madeira, fiquem isentas do pagamento de água em agosto.
A proposta é endereçada à ARM e à Câmara Municipal da Ponta do Sol para os residentes daquelas freguesias afetadas. Para os centristas, “a medida deve abranger o abastecimento domiciliário e a água de rega”.
“Esta isenção justifica-se, uma vez que centenas de pessoas dos Municípios de Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol, usaram elevadas quantidades de água das suas casas e poços para combater os incêndios nas suas localidades e para ajudar os bombeiros na contenção dos fogos.
É assim da mais elementar justiça esta isenção, já que os residentes destes três concelhos não só protegeram os seus bens, como ajudaram a proteger propriedades e terrenos de terceiros, infraestruturas públicas e a própria floresta.
Para além disso, após a extinção dos fogos, serão necessárias grandes quantidades de água para proceder às limpezas de residências e acessibilidades, o que vai agravar a já difícil situação económica de muitos madeirenses”, esclarece nota do partido.