Iniciativa Liberal propõe criação de operação ferry entre Madeira, Açores e Canárias

O deputado único da Iniciativa Liberal na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Nuno Morna, apresentou um Projeto de Resolução recomendando ao Governo Regional que inicie contactos com os Governos das Canárias e dos Açores para criar um grupo de trabalho destinado a estudar a viabilidade de uma operação ferry, em modelo de triangulação, entre as três regiões ultraperiféricas.

O projeto de resolução propõe “a formação de um grupo de trabalho composto por representantes das três regiões ultraperiféricas, bem como especialistas em transportes, economia e ambiente”, refere a IL em nota de imprensa. Este grupo terá como objetivo analisar as necessidades de transporte, estudar a viabilidade técnica e económica, e identificar possíveis rotas e parcerias estratégicas para a implementação de uma operação ferry regular entre a Madeira, os Açores, as Canárias e o continente.

Nuno Morna destacou a importância desta iniciativa para a coesão territorial e o desenvolvimento económico das regiões envolvidas: “A criação de uma operação ferry entre as Canárias, Madeira, Açores e o continente promoverá a colaboração regional, melhorará a mobilidade de pessoas e mercadorias, e contribuirá para a integração destas regiões no espaço europeu”.

Além disso, refere a IL que o projeto enfatiza a disponibilidade de fundos comunitários, tais como os Fundos Estruturais e de Investimento Europeus (ESIF), o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo Social Europeu Plus (FSE+), o Connecting Europe Facility (CEF) e o programa INTERREG, a que se pode recorrer para financiar as infraestruturas necessárias e garantir a viabilidade económica da operação ferry.

O grupo de trabalho terá também a responsabilidade de realizar um levantamento detalhado das necessidades de transporte, avaliar os benefícios económicos, sociais e ambientais, e preparar um plano de financiamento detalhado.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *