A Coligação Confiança criticou esta manhã o estado do relvado no Parque de Santa Catarina, onde aconteceu – nos dois últimos fins-de-semana – o festival ‘Summer Opening’.
No rescaldo da habitual reunião semanal da autarquia funchalense, Cláudia Dias Ferreira evocou o “estado lamentável em que se encontra o relvado”, destacando, porém, a importância dos “eventos culturais e musicais da cidade”.
Mas, relevou: “O crescente de eventos, todas as semanas, naquele espaço, provoca uma pressão para a qual o relvado não está preparado”.
“Neste momento, temos infraestruturas – de apoio ao jardim – que estão partidas, que estão degradadas também. Mais grave: temos instalado, semanas a fio, estruturas, andaimes, palcos, que são – acima de tudo – extremamente perigosas junto da população e junto das crianças”, alertou a vereadora.
No mais, Cláudia Dias Ferreira lembrou que a degradação dos jardins se estende ao do Almirante Reis, mas, para já, condena mesmo a situação atual do Parque de Santa Catarina.
Autarquia já pediu ‘retirada imediata’ das estruturas
Cristina Pedra, em resposta, disse que é um facto que nesta, mas também na anterior vereação, existe um conjunto de eventos naquele Parque que é eleito pelas características que apresenta em poder albergar milhares, concordando, todavia, que há danos na relva.
A qual, notou, “é de rápida recuperação”, esclarecendo que a CMF está a proceder aos trabalhos de manutenção.
“Nós, hoje, já alertámos que tinham de retirar imediatamente as estruturas que ainda lá estão. O evento terminou no sábado e não se compreende que hoje ainda não esteja desmontado”, afirmou a autarca, fazendo a ressalva que existem vários eventos pela ilha toda e compreende, também, que as equipas de desmontagem não consigam chegar a tudo nos tempos estipulados.