Ao longo dos últimos quatro dias, a Marinha Portuguesa levou a cabo várias palestras e sessões de informação e esclarecimento na Madeira, integradas num programa de recrutamento que oferece colocação na Região. Esta quarta-feira, o Instituto de Emprego da Madeira é o local onde decorre esta campanha, com uma primeira palestra que se iniciou às 10 horas e uma segunda e última, a partir das 11h15.
A primeira sessão realizada esta manhã contou com a presença da presidente do Instituto de Emprego, Vânia Jesus, que também se dirigiu às três dezenas de jovens que compareceram.
Este programa da Marinha Portuguesa, que também decorre nos Açores, visa reforçar a presença nas regiões autónomas, oferecendo, por isso, colocação na área de residência. No caso da Madeira, os interessados terão a possibilidade de escolher entre prestar serviço nas instalações da Marinha na Região e nos navios atribuídos a esta ou em Portugal continental e no estrangeiro.
A iniciativa visa “proporcionar oportunidades de carreira para que a juventude insular tenha oportunidade de servir a Marinha sem se afastar das suas raízes”, realça este ramo das forças armadas.
De acordo com a Marinha, os benefícios incluem contrato de três a seis anos, garantia de colocação na Madeira e obtenção do nível quatro de qualificação profissional. “Para os mais aventureiros, mantém-se a possibilidade de servir o país através da Marinha em Portugal continental e no estrangeiro”, acrescenta a mesma fonte.