Programa de Vigilância das Águas Balneares tem previstas 372 análises este ano

O Programa de Vigilância da Qualidade das Águas Balneares da Região foi alargado de abril até final de outubro, sendo da responsabilidade da Direção Regional da Saúde (DRS), através da Divisão de Licenciamento e Saúde Ambiental (DLSA) e do Laboratório Regional de Saúde Pública.

Este ano, estende-se a 65 águas balneares em todos os concelhos da Região, estando prevista a realização de 372 análises. As quais, serão efetivadas entre 15 de abril e 31 de outubro.

“O Programa tem início antes da época balnear, que decorre normalmente de 01 de junho a 30 de setembro. Todavia, nos últimos anos, em virtude das condições climáticas mais favoráveis à prática balnear e a pedido das entidades concessionárias, o programa foi alargado de abril até final de outubro. O Programa tem como objetivo avaliar se as águas balneares costeiras apresentam qualidade adequada para a prática balnear conforme os requisitos legais em vigor, bem como proceder à avaliação das zonas envolventes da praia, nomeadamente infraestruturas de apoio (instalações sanitárias, bares, duches, primeiros socorros, …), segurança balnear, salubridade e informação aos utentes”, esclarece comunicado da Direção Regional de Saúde.

Notar que em 2023 foram feitas 501 análises a águas balneares costeiras. 83% das praias com qualidade excelente, de acordo com os resultados.

Mais se informa que os resultados das análises são públicos, estando disponíveis para consulta no site da Agência Portuguesa do Ambiente em https://snirh.apambiente.pt e através da app “Águas Balneares”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *