Feira Agropecuária do Porto Moniz é “uma oportunidade para promover a agricultura biológica”

O PAN Madeira visitou, este domingo, a 67.° Feira Agropecuária do Porto Moniz, reconhecendo o seu valor cultural, familiar e de promoção do trabalho dos produtores.

O PAN Madeira visitou, este domingo, a 67.° Feira Agropecuária do Porto Moniz, reconhecendo o seu valor cultural, familiar e de promoção do trabalho dos produtores.

“Para o PAN há melhorias que devem ser feitas ao espaço, sobretudo pós-incêndios é fundamental garantir que volta a reunir as condições para este tipo de feiras. Nomeadamente proteger da exposição solar, com a reflorestação da área, melhorar o espaço onde se encontram os animais, garantindo melhor conforto, e uma melhor organização para combater o excesso de consumo de carne e de produção de lixo, nomeadamente os plásticos”, refere Mónica Freitas

A deputada diz ser fundamental valorizar estes momentos culturais, mantendo as tradições, contudo, é também fulcral “estes espaços constituírem momentos de sensibilização e consciencialização” para o bem-estar animal e práticas agrícolas mais sustentáveis.

“Este tipo de eventos pela dimensão de pessoas que recebe, é uma oportunidade para promover a agricultura biológica, adaptação para práticas mais sustentáveis, proximidade das famílias com estas espécies de animais, promovendo olhar pedagógico que não seja unicamente para consumo”, denotou.

Mónica Freitas entende que as tradições exigem também adaptação aos novos tempos e a necessidade de se reinventar indo ao encontro dos objetivos sustentáveis que se pretende alcançar.

“Consideramos por exemplo, que o hábito de pintar pintainhos machos por questões apenas estéticas e para promoção de venda, não nos parece ético e passa a ideia errada às crianças”, remata.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *