Provas de Português com médias inferiores ao ano passado, mas Matemática melhorou

A 1.ª fase das provas finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico deste ano letivo realizou-se em 27 estabelecimentos de ensino da Região Autónoma, dos quais 23 públicos e 4 privados; tendo mobilizado o serviço de 126 professores.

Como adianta a SRE, todos os alunos a frequentar o 9.º ano do ensino básico geral, incluindo os matriculados em Percursos Curriculares Alternativos ou um curso artístico especializado (CAE) realizaram, obrigatoriamente, uma das seguintes provas: Português (2.156 provas realizadas); Português Língua Não Materna (PLNM) / nível de iniciação (39 provas realizadas); Português Língua Não Materna (PLNM) / nível intermédio (44 provas realizadas) e Matemática (2.239 provas realizadas).

De salientar que estas provas contabilizam para a classificação final, com uma ponderação de 30% na nota final da respetiva disciplina.

“Os resultados alcançados demonstram uma média positiva nas quatro disciplinas sujeitas a prova final”, sublinha a tutela, apontando nas provas do 9º ano que, em Português código 91: a média foi de 58%; PLNM Nível de iniciação, A2, código 93 foi de 54% (média da escrita, sem o resultado da componente oral que se realizou a nível de escola; PLNM Nível Intermédio, B1, código 94: 50% (média da escrita, sem o resultado da componente oral que se realizou a nível de escola) e Matemática, código 92: 50%.

A apontar ainda como aspeto relevante que “a percentagem de alunos com classificações de nível 4 e 5, em Português (91), foi de 25,2% (menos 6,9% que em 2023) e, na disciplina de Matemática (92), foi 28,6% (mais 9,2% em relação a 2023) e que a percentagem de positivas na disciplina de Português (91) foi 74,8% (em 2023, era de 78,2%), e na disciplina de Matemática (92) foi 50,6% (mais 11,0% comparativamente a 2023). Na prova final de Matemática (92) 81 alunos obtiveram a classificação de 100%; registo não verificado na prova final de Português (91).

Na disciplina de Português (registo de 58%), a Região situou-se a um ponto percentual da média nacional (59%); na Região Autónoma dos Açores o registo foi de 55%; na disciplina de Matemática (registo de 50%), a Região situou-se igualmente a um ponto percentual da média nacional (51%): na Região Autónoma dos Açores o registo foi de 43%.

Os alunos madeirenses que realizaram estas provas foram os primeiros que atingiram o 9.º ano depois de terem cumprido os 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico usando manuais digitais e tablets no respetivo processo de ensino-aprendizagem.

“A Secretaria Regional de Educação considera que os resultados das Provas Finais de 3.º Ciclo do Ensino Básico comprovam o compromisso dos diversos atores que intervêm no sistema educativo com o processo de melhoria contínua adotado pela Região. Por tal razão, destaca a intervenção profissional dos professores, bem como o compromisso dos órgãos de gestão das escolas e das famílias”, lê-se na nota de imprensa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *