É já amanhã, sábado, que se realiza a conferência subordinada ao tema ‘O papel das Universidades Seniores na prevenção e cuidado da doença de Alzheimer’, nos Cinemas NOS Forum Madeira, antecedida pela exibição do filme ‘Mãe – Mère’, do realizador madeirense João Brás e da produtora Neblina Filmes.
A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, através da sua Universidade Sénior, realiza, este sábado, às 10 horas, nos Cinemas NOS Fórum Madeira, um evento para debater e sensibilizar para a problemática da doença de Alzheimer.
A iniciativa inclui a exibição do filme “Mãe – Mére”, do cineasta madeirense João Brás e da produtora e distribuidora Neblina Filmes, seguido de uma conferência subordinada ao tema “O papel das Universidades Seniores na prevenção e cuidado da doença de Alzheimer”.
Esta obra cinematográfica, inspirada na avó do realizador, narra a história de dois irmãos que cuidam de sua mãe com Alzheimer. Abordando questões sensíveis e o impacto dessa doença tanto nos pacientes quanto nos seus cuidadores.
O debate promete explorar os múltiplos aspetos de como as universidades seniores e projetos similares podem influenciar positivamente a prevenção e o cuidado da doença de Alzheimer. O evento promete ser um ponto de encontro para a troca de experiências, para o reforço dos laços comunitários e ainda para promoção de uma maior compreensão sobre esta doença neurodegenerativa crónica.
No painel desta conferência, estarão presentes como moderador o jornalista Cesário Camacho, o formador João Lucas, a enfermeira Carolina Manica, a psicóloga Lucília Nóbrega, o realizador João Brás e o produtor Diogo Teotónio.
A Neblina Filmes relembra que o cinema atua como um catalisador e motor de aprendizagem educativa e social através de histórias ficcionais, desempenhando um papel importante como agente histórico e transformador na sociedade.
“O cinema é uma arte que transcende barreiras linguísticas e culturais, criando uma linguagem universal que nos permite compartilhar histórias e vivências humanas. Este princípio exemplifica e reforça o compromisso da produtora com a comunidade e com questões atuais através da sétima arte”, destaca a nota da Neblina Filmes enviada à redação.