Muito cauteloso, foi desta forma que Élvio Sousa se apresentou à saída da reunião com Rogério Gouveia. O líder parlamentar da JPP, que esteve acompanhado de Lina Pereira e Paulo Alves, diz que receberá o Orçamento de Governo e Plano de Investimento na segunda-feira, depois irá ser analisado e debatido, no sábado seguinte, com os militantes, e só depois irá formalizar a sua opinião e, consequente, sentido de voto da sua bancada, que na atual legislatura é composta por nove mandatos.
Todavia, Élvio Sousa faz notar desde já algumas das bandeiras das quais o JPP não abdica, citando, entre outras, a redução do custo de vida para os madeirenses, a efetiva aplicação do complemento social para idosos, matéria onde aponta que a execução foi de apenas “um milhão de euros apesar do governo falar em quatro milhões, o que não é verdade”, apontando ainda a redução fiscal como uma das medidas que pretende ver plasmadas no documento.
O Orçamento e PIDDAR motivou uma maratona negocial ao longo da manhã desta sexta-feira junto da Secretaria Regional das Finanças, com todos os partidos com assento parlamentar a serem ouvidos, nesse propósito de dar entrada segunda-feira na ALRAM e seja debatido em plenário entre os dias 17 e 19, votação neste último dia. Élvio Sousa diz nada ter contra esta aceleração de calendarização. “Por nós, poderia ser discutido já na segunda-feira”, lembrando que está atrasado em cerca de seis meses.