O Salão Nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos será palco, no próximo dia 29 de setembro, às 10h30, do lançamento do livro da 5.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, bem como a atribuição de prémios e certificados aos vencedores, numa cerimónia pública que celebra a criatividade literária e o talento emergente na área da literatura.
Criado com o objetivo de homenagear a figura de João Augusto d’Ornelas, distinta personalidade da cultura, da escrita e do jornalismo do século XIX, este prémio visa incentivar a produção literária de autores de todo o território nacional, promovendo, ao mesmo tempo, a valorização da identidade, história e património cultural madeirense.
Um dos elementos distintivos deste prémio é o facto de, em todas as edições, o tema central das obras a concurso ser a vinha, profundamente enraizada na paisagem e na vida do Estreito de Câmara de Lobos.
Este elemento simbólico e económico do concelho câmara-lobense serve de inspiração aos participantes que, através da escrita, exploram os múltiplos significados e dimensões da vinha — desde o labor agrícola até às tradições e histórias que moldam a comunidade local, bem como a utilização do vinho (e de todo o seu processo) como metáfora às emoções humanas e à vida, tal como se menciona, nalgumas passagens dos contos premiados:
“Há coisas que não se explicam. Há deuses antigos que passam e deixam uma marca. Ficava apenas a casa, a guardar memórias. E lá fora, o mundo seguia, com o vinho a correr nas tabernas, com as mãos a erguer copos e as vozes a manter acesas as memórias.” – “O Vinho Que Inspirou Camilo”, Maria Helena Corado (1.º Classificado). “Tu és o vinho que a vida fez de mim. És o travo no fundo da garganta. A lágrima no canto do riso. O silêncio bom depois do último brinde.” – “Um Brinde Mais Apenas”, Gabriel Sá Fernandes (2.º Classificado).
“… o amor, como o vinho, precisa de tempo, paciência… e coragem para ser partilhado.” – “A Vinha de Lobos”, Dina Tomé (3.º Classificado).
O Prémio Literário João Augusto d’Ornelas é uma iniciativa anual da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, aberta a textos inéditos de prosa, com especial enfoque nos contos.
Ao longo das suas edições, o prémio tem revelado novos talentos e contribuído significativamente para o enriquecimento do panorama literário regional e nacional.
A cerimónia de lançamento contará com a presença de representantes autárquicos, membros do júri do prémio, autores distinguidos ou seus representantes, e demais convidados, num momento de celebração da literatura como instrumento de expressão artística e identidade cultural.