O MPT – Partido da Terra e o seu candidato à Câmara Municipal do Funchal, Valter Rodrigues, apresentam o Plano Municipal de Habitação ‘Funchal Acessível 2030 – VersãoBase 2026’, de acordo com a candidatura consiste num “compromisso sólido e transformador para que todas as famílias do Funchal possam viver com dignidade, segurança e estabilidade”.
Para tornar este plano realidade, o MPT garante que assumirá como prioridade a revisão do Plano Diretor Municipal(PDM), permitindo atualizar as regras urbanísticas do concelho às verdadeiras necessidades das pessoas, tornando possível a execução das novas habitações, da reabilitação urbana e da mobilidade integrada.
O ‘Funchal Acessível 2030 assenta em três eixos centrais: reabilitar 300 fogos municipais; construir 500 novas habitações a custos controlados; criar um programa de arrendamento jovem acessível.
Já a revisão do PDM será feita de forma participada, transparente e rigorosa, respeitando o Regime Jurídicodos Instrumentos de Gestão Territorial, para que as novas regras urbanísticas abram caminho à construção de habitação a custos controlados, à reabilitação dos edifícios devolutos e a novas infraestruturas comunitárias.
O ‘Funchal Acessível 2030’ pretente incluir critérios claros e um portal público para que cada funchalense acompanhe, em tempo real, onde e como o dinheiro é aplicado.
Para Valter Rodrigues “a habitação é a base de uma vida estável, de famílias felizes e de um Funchal mais humano. Este plano não é um anúncio: é um compromisso realista, feito com rigor, alegria e confiança nofuturo — e a revisão do PDM é a chave para abrir este caminho”.
Com estas medidas, o MPT reforça o seu compromisso com um Funchal Wmais justo, mais verde, mais moderno e acessível para todos”.