Está em execução, através da EMACOM, empresa do Grupo EEM, a obra de construção do novo Datacenter da Madeira, nova infraestrutura tecnológica localizada nas Virtudes, junto à atual subestação elétrica, que vai ser utilizada por toda a Administração Pública da Região. “Neste momento estamos a construir o futuro”, congratulou-se, hoje, a este propósito, o secretário regional de Equipamentos e Infraestruras, Pedro Rodrigues.
De acordo com o governante, este projeto vem dar “uma garantia de segurança”, quer a nível de comunicações, quer de informações dos serviços da Administração Pública. “É uma garantia de segurança daquilo que são as novas bibliotecas digitais, portanto, aqui estará guardada toda a informação do Serviço Público Regional, portanto, estamos claramente a construir o futuro da nossa informação”, reiterou.
O projeto contempla também um Datacenter redundante em construção junto à subestação de Água de Pena, em Machico e ainda um sistema de ‘Disaster Recover’ que ficará estrategicamente localizado no Porto Santo.
O investimento global deste projeto, atribuído pelo Governo Regional e suportado pelo PRR, é de 15,5 milhões de euros, e o mesmo deverá entrar em funcionamento durante o primeiro semestre de 2026.
“Estas modernas instalações permitirão não só o alojamento adequado de infraestruturas existentes na Administração Pública Regional, como oferecer serviços de computação, storage, segurança, entre outros, a todas as entidades regionais com vista a um melhor e mais eficiente serviço público na Região”, descreve a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas.
A nova Subestação das Virtudes, em conjunto com a subestação do Amparo, serão os pontos de alimentação estratégicos do Novo Hospital Central e Universitário da Madeira que disporá ainda de uma terceira ligação de redundância a partir da Central Térmica da Vitória. Estas duas subestações são também as estruturas que garantirão todo o sistema de alimentação e redundância de energia elétrica do novo Datacenter e Telecomunicações da Madeira.