A ARDITI anuncia a sua parceria com a CineMar – 5.ª Mostra de Cinema Português de Relação com o Mar, um evento que celebra a ligação entre o cinema e o mar, promovendo debate, reflexão e atividades educativas.
Esta edição da mostra decorre entre 24 e 30 de setembro e apresenta filmes, conversas e oficinas desenvolvidas em Portugal e nos Estados Unidos, tendo o mar como referência central.
Na Madeira, a ARDITI foi escolhida para acolher as sessões que irão decorrer nos dias 25 e 27 de setembro, no Edifício Madeira Tecnopolo, Sala Ursa Menor 2, piso -1, permitindo à comunidade local visionar filmes de animação, documentários e debates com realizadores. As sessões são abertas ao público em geral, gratuitas, sendo obrigat https://forms.gle/BM8jbMDB3ZEogmhu6. o prévia através do formulário disponível em https://forms.gle/BM8jbMDB3ZEogmhu6.
O programa inclui no dia 25 de setembro, esta quinta-feira, os documentários “Amar o Mar” (2024), de Elisabete Mendes, e “Xino – Uma Causa com Fibra” (2024), também de Elisabete Mendes. No dia 27 de setembro, sábado, serão apresentados o filme de animação “Vasco da Gama – O Mar Infinito” (2025), de Cláudio Jordão, e o documentário “Mar Maior” (2023), de Rui Bela, seguidos de uma conversa com os realizadores Cláudio Jordão e Rui Bela.
Haverá também sessões exclusivas para escolas, organizadas em colaboração com o Serviço Educativo da ARDITI, com filmes diferentes, permitindo aos alunos explorar temáticas do mar através do cinema de forma educativa e interativa.
O projeto CineMar é desenvolvido em colaboração com o Serviço Educativo da Cooperativa Break The Anchor, entidade sem fins lucrativos com atuação em Portugal e nos Estados Unidos. A iniciativa promove o intercâmbio cultural e educativo, destacando a importância do mar como elemento de inspiração e ligação entre comunidades e culturas, celebrando igualmente o Dia Marítimo Mundial a 25 de setembro.