A candidatura do PAN sob o mote ‘Fazer Diferente pelo Funchal’, aposta na sustentabilidade como eixo central da gestão municipal, propondo medidas concretas para reduzir a pegada ambiental e melhorar a mobilidade.
Entre as propostas estão a criação de frotas municipais para transporte escolar e sénior, através da união de sinergias entre a companhia de autocarros, as escolas e juntas de freguesia.
”Sabemos que as horas de ponta são caóticas no Funchal, as pessoas acabam por sair todas à mesma hora para colocar os/as filhos/as na escola. Os autocarros vão muitas vezes cheios e há pessoas que acabam por ter de ficar de fora à espera do próximo. Queremos garantir que os/as trabalhadores/as do Funchal tenham verdadeiras condições para apostar no transporte público, evitando o aumento do fluxo de carros e despesas com estacionamento”, refere a cabeça-de-lista Mónica Freitas à Câmara do Funchal.
“Nesse sentido, consideramos que seria fundamental unir sinergias entre as entidades escolares, a companhia de autocarros e as juntas de freguesia, no sentido de garantir autocarros e rotas especificas destinada apenas aos estudantes e autocarros adaptados, mais pequenos para a população sénior”, acrescenta a candidata, em nota de imprensa.
O partido defende ainda a criação de uma app municipal para monitorização de horários em tempo real e planeamento de rotas dentro da cidade, de modo a evitar zonas de maior trânsito e acesso a estacionamentos livres, evitando congestionamentos.
”Acreditamos que poderia de facto ser também uma medida importante, a criação de parques de estacionamento gratuitos em zonas periféricas com ligação direta por transporte público ao centro da cidade.”
A candidatura do PAN Madeira pretende devolver ao Funchal qualidade de vida quer a residentes quer a trabalhadores/as, considerando fundamental solucionar o problema do trânsito, dos estacionamentos e dos custos acrescidos a quem trabalha no centro da capital.
”Não basta incentivar as pessoas a usar os transportes públicos, é preciso criar condições para torná-los apelativos. No nosso entender isso passa por garantir segurança, conforto, horários ajustados e rotas alternativas.”