Requisito mínimo de 100 produtores representa apenas 3% do universo regional

Coube a Rafaela Fernandes a defesa do GESBA, recordando-se que a atual deputada do PSD exerceu, antes, funções de secretária regional com a tutela do setor da banana.

No debate parlamentar desta manhã, e sabendo-se que o projeto do JPP pretende, acima de tudo, alterar os requisitos mínimos para a formação de novas associações de bananicultores, Rafaela Fernandes quis desmistificar os números plasmados atualmente nesses requisitos, que apontam para um mínimo de “100 produtores e volume de venda de cinco milhões de euros”.

Ora, se dito em números o valor ganha particular dimensão, a deputada social-democrata fez questão de os contextualizar no universo regional. “Ao 100 bananicultores representam apenas 3% do todo regional. Pretendia uma associação que representasse menos do que esse 3%”, perguntou, já em jeito de resposta já implícita.

De outro modo, “o volume de negócios do setor anualmente ronda os 30 milhões de euros. O requisito mínimo de cinco milhões de euros nem chega a 20%”, explanou. E a questão foi idêntica, questionando que associação seria essa com uma representação tão frágil.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *