Cordão humano simbólico assinala amanhã Dia Internacional da Paz nos Jardins do Bairro

A secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, realizará amanhã uma visita institucional à Associação Centro Luís de Camões, a partir das 10h00, na Avenida Luís de Camões, nº 12A.

O programa inclui a visita às diferentes valências da instituição — Centro de Convívio, Apartamentos SAS, Loja Social dos 3R’s, Mercearia Social, Sede e Centro Comunitário — permitindo contacto com utentes e demonstração de projetos em curso.

O ponto alto da iniciativa terá lugar às 11h15, nos Jardins do Bairro, com a realização de um cordão humano simbólico, que assinala o Dia Internacional da Paz (celebrado a 21 de setembro). A ação envolverá utentes da instituição e alunos da Escola EB1 da Cruz de Carvalho, culminando com um minuto de silêncio e a largada de três balões biodegradáveis, representando as três gerações — criança, adulto e idoso — como expressão de união e esperança na construção de um mundo melhor.

O programa encerra com a entrega de uma lembrança e um lanche-convívio no mesmo local.

A Associação Centro Luís de Camões, fundada em 1992 como Instituição Particular de Solidariedade Social, tem como lema “Existimos, para e pela inclusão social”. Com três décadas de atuação, dedica-se à promoção da inclusão e da cidadania, tendo como valores centrais a equidade, a responsabilidade social e a coesão.

A sua intervenção abrange toda a Região Autónoma da Madeira, com maior incidência no concelho do Funchal, e desenvolve-se através de três valências principais: o Centro de Convívio de São Pedro, o Serviço de Apoio Social (SAS) e o Centro Comunitário, que integra a Mercearia Social, a Loja Social e o Espaço de InterAjuda Técnica (EIT).

A missão da instituição passa por apoiar e capacitar pessoas e famílias, promovendo a autonomia na gestão dos seus recursos e na construção dos seus projetos de vida. Através de projetos de educação, formação, lazer e cidadania, a associação procura estimular competências, fomentar a participação ativa dos utentes e democratizar o acesso ao conhecimento, à arte e à cultura.

Com um trabalho reconhecido na valorização individual e coletiva, o Centro Luís de Camões tem procurado consolidar sinergias e parcerias, reforçando o impacto da sua ação social e comunitária, sempre com o objetivo de ser uma instituição para e pelas pessoas.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *