Próxima edição do MIUS será no Porto Santo

O presidente da Associação de Natação da Madeira, Pedro Sousa, referiu hoje, na apresentação do MIUS – Madeira Island Ultra Swim, que o modelo da prova irá sofrer algumas alterações no próximo ano. Em 2026, terá lugar no Porto Santo e, no ano seguinte, voltará a ser realizada na Madeira.

Por sua vez, Daniel Viegas, diretor técnico da Federação Nacional de Natação, evidenciou que este novo modelo “vem de encontro ao alargamento muito grande que tem acontecido a nível nacional”.

No total, a iniciativa conta com cerca de 500 participantes, de 50 clubes e aproximadamente 20 nacionalidades. Números estes que considera “muito positivos”.

Amanhã, serão realizadas quatro provas, uma de 5km no cais do Funchal, outra de 1.5km na Barreirinha, uma de 5km com início na Doca do Cavacas e a maior, de 20km, com arranque na Ponta do Sol.

Por sua vez, Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo, Cultura e Ambiente, reconhece este evento como uma forma de combater a sazonalidade na ilha dourada.

“Podíamos só vender a montanha e o mar e não pensar em mais nada. Provavelmente não teríamos a procura que temos atualmente e estes eventos vêm esbater qualquer efeito de sazonalidade”, disse.

O goverante sublinhou, ainda, a importância dos atletas, organização e parceiros, desejando que esta sexta edição, “meta muita água e que haja um entusiasmo muito grande no fim quando toda a gente estiver em terra, já a pensar no futuro”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *