O Cabaz da DECO PROteste “retomou tendência de descida após breve interrupção”, de acordo com a análise semanal aos preços dos produtos alimentares essenciais monitorizados pela organização portuguesa de defesa dos consumidores.
O cabaz essencial de 63 produtos custa esta semana 240,38 euros, menos 0,26€ que na semana anterior, sendo que o carapau é o produto com maior variação de preço, face à semana anterior, com um aumento de 16%, resume a DECO PROteste, indicando que no espaço de um ano, o cabaz aumentou 13,08 euros.
Refira-se que desde fevereiro de 2022, com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais.
O cabaz inclui: Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Peru, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.
Percorra as ‘setas’ na foto em cima para vizualizar os produtos com maior variação de preços face à semana anterior, desde o início do ano, face ao período homólogo e desde o início da análise.