PSP encerra operação ‘Verão Seguro 2025’ na Madeira com redução da criminalidade e centenas de detenções

O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Madeira divulgou hoje, em nota de imprensa, os resultados finais da operação “Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2025”, realizada entre 15 de junho e 15 de setembro. A iniciativa teve como objetivos principais reforçar a visibilidade policial, reduzir a criminalidade e aumentar o sentimento de segurança da população.

Segundo os dados oficiais, a operação envolveu cerca de 760 polícias e traduziu-se em 7 operações conjuntas com outras entidades, 48 rusgas e fiscalizações a segurança privada e 153 operações de fiscalização de trânsito.

Criminalidade em queda

Em termos globais, os resultados consolidados até final de julho, quando comparados com o período homólogo de 2024, revelam uma redução da criminalidade geral em 6,4% e da criminalidade violenta e grave em 1,5%, acompanhados por um aumento da proatividade policial em 1,2%.

No que toca a furtos em residências, a PSP registou menos 83 crimes durante o verão. No mesmo período, foram ainda vigiadas 55 casas a pedido dos proprietários, no âmbito do programa “Chave Direta” (veraoseguro.mai.gov.pt), medida que a polícia considera ter impacto positivo no sentimento de segurança da comunidade.

Fiscalizações e detenções

No terreno, as operações de fiscalização a estabelecimentos de diversão noturna e ações policiais de rua resultaram em 25 infrações, 8 menores identificados por consumo de álcool, 50 cidadãos identificados por consumo de estupefacientes e 10 detenções por tráfico de droga.

A PSP efetuou ainda 1 detenção por permanência irregular em território nacional, 3 detenções por exercício ilegal de segurança privada e 4 detenções por agressão a agente de autoridade.

Estrada sob vigilância

A componente rodoviária revelou-se expressiva: de quase 6 mil veículos fiscalizados, foram registadas 702 infrações. Entre estas, destacam-se 259 autos por falta de inspeção obrigatória, 169 por excesso de velocidade e 79 por condução sob efeito de álcool (entre 0,5 e 1,19 g/l).

Foram ainda detidos 154 condutores com taxas-crime de álcool (≥1,20 g/l), 32 por falta de habilitação legal e 25 por desobediência, ao recusarem-se a realizar o teste de alcoolemia.

Proximidade com a comunidade

No capítulo da prevenção e sensibilização, a PSP salientou o reforço do programa “Estou Aqui – Crianças”, com a distribuição de 639 pulseiras de identificação, ativas até dezembro, em ATL e festivais de verão.

Em comunicado, o Comando Regional da PSP Madeira reiterou que os resultados alcançados “refletem o esforço contínuo dos polícias na proximidade com a comunidade que protegem, contribuindo para a redução da criminalidade e para o aumento do sentimento de segurança”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *