O Dia da Freguesia de Gaula, assinalado hoje, integrou uma vez mais a Festa da Amora e da Doçaria Tradicional, e contou com a presença do secretário regional da Agricultura e Pescas, em representação do Governo Regional.
Nuno Maciel, citado em comunicado alusivo ao evento, diz que “o Governo Regional tem orgulho em apoiar”, iniciativas que valorizam o setor primário e os seus produtos”.
Segundo o governante, através dos fundos comunitários e do Orçamento da Região, o Executivo assegurou este ano um apoio de cerca de 15 mil euros para a festividade.
“Este montante não deve ser visto apenas como mais um apoio, mas sim como um investimento nas nossas tradições, na nossa cultura e naquilo que melhor nos identifica e importa preservar”, destacou.
O secretário regional recordou ainda alguns investimentos realizados pelo Governo Regional na freguesia e no concelho, sublinhando que, “apesar das diferenças políticas, Gaula tem contado com o apoio do Governo Regional”.
Entre os exemplos apontados, destacou o apoio técnico da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, determinante para culturas tradicionais como a batata-doce, o abacate e o figo.
Referiu também a aprovação de 29 operações no âmbito do PRODERAM, que representam um investimento de cerca de 1 milhão de euros na agricultura local.
Por outro lado, o Mercado Agrícola de Gaula foi beneficiado com um investimento de 240 mil euros. Já através da empresa Águas e Resíduos da Madeira, foram executadas obras de remodelação no Sistema de Regadio Santa Cruz–Funchal e de reabilitação de equipamentos na Estação Elevatória do Porto Novo.
Na área social, o governante lembrou o serviço de Ajuda Comunitária prestado a vários cidadãos da freguesia, bem como a atribuição de cerca de 14 mil euros ao abrigo do Complemento Regional para Idosos.
Fazendo uma referência ao próximo ato eleitoral, conforme refere o comunicado, Nuno Maciel disse que “o povo, na sua decisão soberana, fará a avaliação que entende justa ao trabalho realizado pelos eleitos e ao perfil e capacidade dos que se apresentam a escrutínio”.
Dirigindo-se à presidente da freguesia, Liliana Valente, que termina agora o mandato, o secretário regional enalteceu a importância do trabalho dos autarcas junto das comunidades locais.
“Conheço as exigências de ser autarca, sei a responsabilidade dessas funções”, concluiu.