O coordenador regional do Partido ADN – Alternativa Democrática Nacional e candidato à Câmara Municipal do Funchal, Miguel Pita, criticou as declarações da presidente da autarquia, Cristina Pedra, que aquando da inauguração da ETAR do Lazareto classificou o investimento de 17,5 milhões de euros como “o maior de todos os tempos da história da CMF”.
Em comunicado, o ADN considera “estranho” que a autarca destaque essa obra como o expoente máximo do trabalho camarário, quando persistem problemas na habitação, mobilidade, segurança, educação, saúde e cultura.
“Os cidadãos não vivem de tratamento de águas residuais e esperam mais e melhor da Câmara Municipal do Funchal”, refere o partido, que entende ser “uma falta de respeito” valorizar uma ETAR como “o ponto alto” da autarquia ao longo de 517 anos.
O ADN propõe aplicar os cerca de 150 milhões de euros do orçamento municipal em maior apoio social, redução da fiscalidade para famílias e empresas, investimento em habitação, cultura e ambiente, e valorização dos recursos humanos da autarquia.