Antiga Escola do Rochão dá lugar a 11 novos fogos habitacionais

O Governo Regional vai avançar com a reconversão da antiga Escola do Rochão, que dará origem a 11 novos fogos habitacionais destinados a jovens famílias, ao abrigo do Programa de Renda Reduzida. O anúncio foi feito este domingo pelo secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, durante as comemorações do 31.º aniversário da elevação da Camacha a vila.

Pedro Rodrigues felicitou a freguesia e todos os camacheiros, residentes e na diáspora, destacando que “a Camacha honra o seu passado, mas olha para o futuro com ambição”. O governante sublinhou que o Governo Regional continuará a trabalhar para promover um desenvolvimento sustentado da freguesia, melhorar a qualidade de vida dos camacheiros e apoiar todos os que escolheram a Camacha para viver.

Entre os investimentos recentes, o secretário regional mencionou a reabilitação e melhoria da eficiência energética no Conjunto Habitacional Casais d’Além, que beneficiou 32 famílias, e o levantamento de mais de 350 habitações no Bairro da Nogueira, cujo início da reabilitação integral está previsto para o próximo ano. Para além da reconversão da Escola do Rochão, serão entregues ainda este mês mais de 70 habitações no Caniço, nas zonas das Eiras e do Garajau, também ao abrigo do Programa de Renda Reduzida.

Na área da educação, Pedro Rodrigues salientou a intervenção em curso na Escola Básica com Pré-Escolar e Creche Dr. Alfredo Nóbrega Júnior, num investimento superior a 2,1 milhões de euros, com conclusão prevista para março de 2026, beneficiando cerca de 390 alunos.

No domínio das infraestruturas, o Secretário Regional destacou a construção da Via Expresso, a reconstrução da Estrada Regional 203, nas Carreiras, concluída em 2022, e a requalificação em curso da Estrada Regional 204, conhecida como Estrada do Aeroporto.

Pedro Rodrigues referiu ainda investimentos na agricultura, no setor social e na cultura, incluindo os apoios às iniciativas ‘Art’Camacha’, dinamizada pela Casa do Povo da Camacha, e ‘Camacha de Ontem, Madeira de Sempre’, promovida pela ADESCA, este ano na sua sexta edição.

No encerramento, o secretário regional reforçou que “o desenvolvimento das freguesias e o bem-estar das populações continuam a ser prioridades do Governo Regional” e garantiu que “a Camacha continuará a ser alvo de aposta estratégica, de investimento e de dinamismo, sendo embaixadora das tradições, do folclore e da madeirensidade”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *