Albuquerque vai apresentar em Osaka projeto europeu inovador de saúde pública

Trata-se de um sistema de deteção precoce de agentes patogénicos através da análise de águas residuais, com especial enfoque nos portos e aeroportos.

Conforme avançado ontem pela Antena 1, o presidente do Governo irá visitar Osaka, no Japão, onde o objetivo é que a Madeira se destaque no panorama europeu, não só pelo dinamismo do seu turismo, mas também pela liderança em inovação científica com impacto na saúde pública.

Miguel Albuquerque vai apresentar na ocasião um projeto de alta tecnologia na área da saúde pública. Trata-se de um sistema de deteção precoce de agentes patogénicos através da análise de águas residuais, com especial enfoque nos portos e aeroportos. Este projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade da Madeira e a Universidade Nova de Lisboa, já conta com o apoio da União Europeia.

“Este é um projeto inovador, com grande potencial de prevenção de surtos como o da covid-19. Através da criação de um supersite de dados, conseguiremos antecipar possíveis crises sanitárias em dois a três meses”, explicou o governante, acrescentando que países como o Japão e Singapura já demonstraram interesse em conhecer melhor a iniciativa.

O projeto será apresentado oficialmente na feira internacional de Osaka, no Japão, onde a Madeira participará a convite da União Europeia. “É uma oportunidade estratégica para afirmarmos a liderança da região no campo da inovação tecnológica e da saúde pública”.

Declarações de Miguel Albuquerque no âmbito das Festas das Vindimas, no Estreito de Câmara de Lobos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *