CDU diz ser “inaceitável” que o Funchal seja o único concelho sem transporte escolar

A CDU esteve hoje junto das comunidades escolares, no arranque do novo ano letivo, e denunciou que o “Funchal continua a ser o único concelho da Região sem transporte escolar”, que é, em seu entendimento, “inaceitável”.

“É inadmissível que, por inércia de sucessivos executivos da Câmara Municipal, o Funchal seja o único concelho da Região sem transporte escolar. Isto obriga muitos pais a usarem o carro particular para levar os filhos à escola, porque não confiam no transporte público regular, que muitas vezes nem tem paragem próxima das escolas. Há famílias que ficam numa situação impossível: levar os filhos à escola e, ao mesmo tempo, tentar chegar ao trabalho a horas”, criticou Ricardo Lume, candidato da CDU à Câmara Municipal do Funchal, durante uma ação junto à Escola da Pena.

O candidato destacou que esta realidade tem “consequências especialmente graves no ensino primário, porquanto os pais não querem deixar crianças muito pequenas “andarem sozinhas de autocarro e a percorrer a pé o trajeto entre a paragem e a escola”.

“O que deveria existir era um verdadeiro serviço de transporte escolar, em articulação com os Horários do Funchal: autocarros dedicados exclusivamente para esse fim, com horários e locais de recolha definidos, que deixem os alunos à porta da escola e sempre acompanhados por pessoal responsável. Mas a Câmara Municipal opta por virar as costas às famílias”, acusa.

Para o candidato, a ausência de transporte escolar no Funchal não é apenas um problema para os pais e alunos, mas também “uma das principais causas do caos no trânsito nos períodos de entrada e saída das escolas”.

“Com transporte escolar, muitos carros desapareceriam da estrada nesses horários críticos. Era uma solução óbvia, simples e que ajudaria toda a cidade”, vaticinou.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *