Aniversário dos Escoteiros junta 120 pessoas no Montado do Pereiro

As Comemorações dos 112 anos da Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) juntaram, este sábado, 120 pessoas no Montado do Pereiro.

A cerimónia comemorativa contou com a presença da secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, Paula Margarido, em representação do presidente do Governo Regional, e do diretor regional de Juventude, André Alves.

“O escotismo vai muito além de uma atividade de tempos livres. É um modo de vida, que renova a esperança num mundo melhor e fomenta valores essenciais como tolerância, respeito, igualdade, responsabilidade, liberdade e participação ativa”, destacou a governante na sua intervenção.

A Associação dos Escoteiros de Portugal é a mais antiga associação juvenil de Portugal e fundadora dos Escotismo Português. Este movimento chegou à Madeira em 1917, com a formação do Grupo n.º 36, a funcionar no antigo Liceu Jaime Moniz. Hoje reúne cerca de 300 associados e dirigentes, na Região.

Nos últimos três anos, a secretaria regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, atribuiu à AEP, através da Direção Regional de Juventude, 114 mil euros para apoiar a missão dos escoteiros madeirenses. Este ano, as atividades apoiadas pelo Programa de Apoio ao Associativismo Jovem já chegaram a 800 jovens em todos os 11 concelhos da Região, com cerca de 500 iniciativas promovidas.

Já o programa de Inovação e Transformação Social (PRINT), no plano triénio 2023-2025, envolveu 650 jovens em ações que desenvolvem competências pessoais, sociais e de vida, reforçando o compromisso contínuo com esta missão.

Para Paula Margarido, a AEP desempenha na Região “uma importante missão formativa dos jovens no serviço comunidade com dedicação e no seu desenvolvimento pessoal”.

“E é por tudo isto que o Governo Regional apoia, com sentido de responsabilidade, o trabalho desta Associação”, conclui a secretária regional.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *