O JPP apresentou oficialmente as equipas que vão concorrer aos órgãos autárquicos no concelho de Câmara de Lobos, com Miguel Ganança a liderar a candidatura à Câmara Municipal.
Em comunicado, o candidato destaca que esta candidatura representa um “projeto coletivo, feito de convicções, de trabalho sério e de compromisso com Câmara de Lobos”, sublinhando que a política “só faz sentido quando é feita com as pessoas e para as pessoas”.
A equipa é composta por cidadãos com percursos profissionais diversos e ligações profundas às suas freguesias, que decidiram dar um passo em frente na vida cívica. “Fazem-no sem ambições pessoais, sem cargos em vista, apenas com o desejo legítimo de contribuir para um concelho mais justo, mais próximo e com futuro”, frisa Miguel Ganança, manifestando o seu agradecimento a cada um dos candidatos.
Miguel Ganança sublinha que “a realidade do concelho não nos é alheia. Conhecemos bem as dificuldades sentidas pelas populações, os problemas que se arrastam e a falta de resposta a tantas situações críticas”.
A candidatura do JPP assume-se como uma alternativa com “uma visão renovadora e transformadora, assente na escuta ativa, na proximidade e na ação concreta”. O lema é o seguinte: “Juntos, ao Serviço do Povo.”
CÂMARA MUNICIPAL
Miguel Ganança
52 anos, candidato à Presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos pelo JPP.
Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade de Évora. Foi empresário entre 2004 e 2018 e integrou a direção executiva do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) entre 2015 e 2021. É deputado do JPP na Assembleia Legislativa da Madeira, onde exerce funções como Presidente da 6.ª Comissão Especializada Permanente de Educação, Cultura e Desporto e vice-presidente do Grupo Parlamentar do JPP.
Foi Senador Representante dos Estudantes na Universidade de Évora e, durante o secundário, foi locutor na Rádio Girão (98.8 FM).
Guillermo Rodrigues
36 anos, número dois da lista à Câmara Municipal de Câmara de Lobos.Residente em Câmara de Lobos, com raízes no Estreito. Licenciado em Gestão de Empresas, tem mais de uma década de experiência na gestão de uma empresa na área da distribuição de frutas e legumes. Atualmente trabalha no setor do Turismo. É presidente do Movimento dos Cursilhos de Cristandade da Diocese do Funchal.
Cátia Figueira
47 anos, candidata à Vereação da Câmara Municipal.
Com laços familiares enraizados em Câmara de Lobos, é licenciada em Enfermagem, especialista em Enfermagem de Reabilitação e pós-graduada em Gestão de Serviços de Saúde pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Atualmente é Enfermeira Gestora no SESARAM.
Marco Ferreira
46 anos, candidato à Vereação da Câmara Municipal.
Natural de São Pedro e residente em Câmara de Lobos há mais de 20 anos. Licenciado em Matemática, trabalhou na área da Contabilidade. Atualmente desempenha a função de agente de navegação no Porto do Funchal, recebendo os navios de cruzeiro de alguns armadores multinacionais.
Maria Lina Fernandes
52 anos, candidata à Vereação da Câmara Municipal.
Natural e residente em Câmara de Lobos.
Profissional da hotelaria desde 1992, desenvolveu uma carreira sólida na área de Housekeeping. Atualmente exerce funções como Governanta de Quartos numa cadeia hoteleira do Funchal.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Jorge Figueira
54 anos, candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Câmara de Lobos.
Com fortes raízes no Estreito de Câmara de Lobos. Licenciado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Reabilitação e pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde e Instituições Sociais (ISAL). Atualmente é Enfermeiro Gestor no SESARAM.
JUNTAS DE FREGUESIA
Nuno Freitas – Câmara de Lobos
26 anos, natural e residente em Câmara de Lobos.
Licenciado e mestre em Gestão do Desporto pela FMH e ISEG, da Universidade de Lisboa. É assessor político do JPP na Assembleia Legislativa da Madeira e integra a coordenação da Juventude do Partido. Com forte ligação à comunidade e ao desporto, afirma: “Quero trabalhar para que os câmara-lobenses tenham orgulho na sua freguesia”.
Ana Ornelas – Estreito de Câmara de Lobos
52 anos, natural de Caracas e residente no Estreito de Câmara de Lobos.
Profissional da hotelaria, exerce a função de cozinheira. Pessoa determinada, de valores firmes e dedicada à família, quer “servir as pessoas do Estreito, criando condições para uma melhor qualidade de vida”. Sublinha que “o Estreito não pode continuar a ser secundarizado no concelho”.
Osvaldo Freitas – Quinta Grande
36 anos, natural da Quinta Grande.
Conhecedor profundo da freguesia, fruto da sua atividade profissional como distribuidor de mercadorias. Apresenta-se com um olhar atento às necessidades locais, acumulando uma experiência de contacto direto com a população e o território.
Hugo Mendes – Curral das Freiras
36 anos, residente no Curral das Freiras e natural de São Pedro.
Serviu seis anos no Exército Português, onde recebeu medalhas de bom comportamento e formação certificada em cozinha. Há oito anos é Técnico Auxiliar de Saúde no Serviço de Urgência do SESARAM. Destaca: “O Curral das Freiras merece maior atenção e proximidade por parte da autarquia local — e é a isso que nos propomos”.