Marcelo considera que serviço militar obrigatório não é questão prioritária

O Presidente da República considerou hoje que a reposição ou não do serviço militar obrigatório não é questão prioritária e que o fundamental é a valorização dos recursos humanos das Forças Armadas.

”Acho que é uma questão que, neste momento, não é a questão prioritária. A questão prioritária é valorizar os recursos humanos. Entrar nessa discussão é desviar para o lado e deixar de olhar e de dar foco e atenção ao mais importante”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta à comunicação social, que lhe perguntou se era a favor ou não da reposição do serviço obrigatório.

O chefe de Estado e comandante supremo das Forças Armadas falava em Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, onde visitou, durante cerca de duas horas, uma exposição de meios e capacidades militares das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.

Interrogado se na sua opinião os militares portugueses estão motivados, respondeu: “Eu acho que motivados estão, mas, como sabem, a minha posição é a mesma: podem ser mais motivados”.

”Quer dizer, acho que há um compromisso da parte do Governo de levar por diante o diálogo com as chefias militares para motivar mais em termos de estatuto os recursos humanos nas nossas Forças Armadas”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República elogiou os equipamentos militares exibidos em Figueiró dos Vinhos, que incluíam “veículos não pilotados, drones, formas várias de intervenção no mar, no ar e na terra”.

”É muito diferente do equipamento que tínhamos há seis anos, sete anos, oito anos, nove anos, quando comecei eu a visitar estas exposições, e há uma capacidade de visão do futuro impressionante”, comentou.

Depois desta visita, em que esteve acompanhado por chefias militares e autarcas, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se convicto de que estão a ser preparados “ainda mais saltos na qualidade dos equipamentos” das Forças Armadas Portuguesas.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *