Quatro tripulantes de um veleiro espanhol que se incendiou a cerca de 180 quilómetros a nordeste do Porto Santo foram hoje resgatados e encaminhados para uma unidade hospitalar na Madeira, indicou a Marinha, que coordenou a operação.
Em comunicado, a Marinha informa que o alerta foi recebido pelas 04h59, tendo empenhado de imediato para o local o navio NRP Zaire, o helicóptero EH-101 e o avião C-295 da Força Aérea Portuguesa.
Os quatro tripulantes encontravam-se a bordo de uma balsa, a cerca de 180 quilómetros a nordeste da Ilha de Porto Santo, devido a um incêndio no veleiro em que seguiam.
Depois de analisado o quadro clínico de um dos tripulantes, foi considerado necessário o embarque de uma Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), ativada através do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, que avançou no helicóptero EH-101.
“O resgate terminou pelas 13h50 e o helicóptero aterrou, pelas 14:30, no aeroporto do Funchal”, onde duas ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa procederam ao transporte das vítimas para unidade hospitalar, com acompanhamento de outra equipa da EMIR.