A Marinha Portuguesa coordenou esta madrugada, dia 29 de agosto, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e em conjunto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR), com o Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento (RCC) de Lisboa e do Destacamento Aéreo de Porto Santo, ambos da Força Aérea Portuguesa, o resgate de quatro tripulantes de um veleiro que se incendiou.
Segundo comunicado da Marinha, o alerta foi recebido no MRSC Funchal, pelas 04h59m, por contacto telefónico do MRCC Madrid, a informar que se encontravam quatro tripulantes a bordo de uma balsa, a cerca de 180 quilómetros a Nordeste da Ilha de Porto Santo, devido a um incêndio a bordo.
Foi empenhado de imediato para o local o navio da Marinha Portuguesa, NRP Zaire, e o helicóptero EH-101 e o C-295 da Força Aérea Portuguesa, que após contactado o CODU-Mar e analisado o quadro clínico de um dos tripulantes, foi considerado necessário o embarque de uma Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) ativada através do SRPC IP-RAM, a bordo do EH-101.
O resgate terminou pelas 13h50 e o helicóptero aterrou, pelas 14h30, no aeroporto do Funchal, onde era aguardado por duas ambulâncias da Cruz Vermelha Portuguesa e outra equipa da EMIR, que procederam ao transporte das vítimas para unidade hospitalar.
[Artigo atualizado às 18h51: corrige, no último parágrafo, a informação relativa às ambulâncias ativadas para transportar os tripulantes do Aeroporto da Madeira para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, que são pertencentes à Cruz Vermelha Portuguesa.]