“O suicídio constitui um grave problema de saúde pública, com impactos profundos nas famílias, comunidades e na sociedade em geral”. Com o intuito de sensibilizar para esta realidade e reforçar a importância da saúde mental, a Organização Mundial da Saúde instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
À semelhança de anos anteriores, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS) assinala esta data com a realização de um evento dedicado à sensibilização e à formação para a prevenção do suicídio, promovendo uma abordagem descentralizada ao organizar estas iniciativas em diferentes pontos do país, sempre em colaboração com instituições locais. Este ano, o evento terá lugar na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, numa organização conjunta entre a Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM).
Durante a manhã, serão dinamizadas preleções abertas à comunidade, com intervenções de especialistas que irão abordar a temática da prevenção do suicídio e da promoção da saúde mental. No período da tarde, terá lugar um workshop formativo dirigido a profissionais, centrado no papel das equipas comunitárias na prevenção do suicídio, numa perspetiva prática e colaborativa.
A iniciativa insere-se no programa internacional da International Association for Suicide Prevention, este ano sob o lema “Mudar a narrativa sobre suicídio”, apelando a uma mudança de perspetiva na forma como, enquanto sociedade, falamos, compreendemos e respondemos a este fenómeno.