Azinhaga assegura espaço no polidesportivo de São Roque

A Câmara Municipal do Funchal celebrou terça-feira um contrato de comodato com o Grupo Desportivo Azinhaga – Centro de Recreio Popular, garantindo a cedência gratuita de um espaço localizado na cave do Polidesportivo de São Roque.

O acordo foi assinado pela vereadora Ana Bracamonte, em representação da Câmara Municipal do Funchal, e por Gonçalo Rodrigues Gonçalves, presidente da direção do Grupo Desportivo Azinhaga. A cerimónia contou ainda com a presença da vereadora com o pelouro da Juventude e do Desporto, Helena Leal.

O espaço, com 78 metros quadrados, será utilizado pelo clube como sede social e para o desenvolvimento das suas atividades desportivas e recreativas. O comodato tem uma duração inicial de 15 anos, renovável.

“Estamos a falar de um clube de base, com forte impacto social e desportivo na freguesia, que tem dado um contributo fundamental na formação de jovens atletas e na promoção da inclusão, da participação cívica e do espírito comunitário. Sabemos que, recentemente, o clube enfrentou um momento de incerteza relativamente à sua sede, e essa situação veio evidenciar a urgência de garantir estruturas estáveis que assegurem a continuidade do trabalho notável desta associação. O Município do Funchal não podia ficar indiferente e tinha de responder”, disse na ocasião, a vereadora com o pelouro dos Assuntos Jurídicos e Gestão de Património Imóvel, Ana Bracamonte.

A vereadora sublinhou que a cedência deste espaço “garante ao Azinhaga uma base estável para desenvolver a sua atividade com dignidade, num espaço funcional para a gestão, a formação e a coordenação das suas equipas”, acrescentando que “todo o património municipal se encontra em condições ocupado, utilizado e destinado ao desenvolvimento de atividades de interesse público”.

Segundo Ana Bracamonte, o contrato de comodato agora assinado “reflete essa visão estratégica do Município em apoiar instituições locais que servem a comunidade e promovem o desporto”.

“Enquanto município, temos uma responsabilidade clara: promover a coesão social, apoiando clubes que oferecem espaços seguros de convívio, aprendizagem e prática desportiva; investir na juventude, criando condições para que os mais jovens se mantenham ativos, motivados e afastados de riscos sociais; e fortalecer a cultura associativa, reconhecendo que o desporto local tem um valor inestimável na construção da identidade e no incentivo a estilos de vida saudáveis”, afirmou.

A autarca deixou ainda uma palavra de apreço à direção do Grupo Desportivo Azinhaga: “Quero deixar um reconhecimento público pelo empenho, pela persistência e pela dedicação em manter viva esta coletividade. Investir em clubes como este é investir no futuro da nossa cidade, no bem-estar, na saúde, na educação e na identidade.”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *