É já no próximo sábado que terá lugar a 2.ª edição do Funchal – Summer Fest, que decorre, das 14:00 às 01:00, no Parque de Santa Catarina. Trata-se de um investimento de 110 mil euros da Câmara Municipal do Funchal com vista a ser um palco de oportunidades onde os jovens podem expressar as suas ideias e talentos, proporcionando em simultâneo momentos de lazer e diversão.
Com entrada gratuita, o festival pretende ser “uma plataforma de oportunidades que vai para além de um festival. Distinto e inovador, dirigido aos nossos jovens e às famílias”, realçou Helena Leal, vereadora com o pelouro da Juventude, na apresentação do evento cujo mote foi dado pela atuação da banda regional EcoPulse, que também participa no evento.
Esta festa, dedicada aos jovens enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, que se comemora a 12 de agosto e nas comemorações do Dia da Cidade, assinalado a 21 de agosto, sendo, inclusive Feriado Municipal.
O programa inclui múltiplos espaços de entretenimento, como a zona Gaming, o Espaço FunchalJovem, a área Chill Out e o FunPark, além de atividades radicais como o slide e a ponte himalaia, ambos de acesso livre.
No palco principal, os espetáculos realizam-se das 19h30 à 01h00, com destaque para o cabeça de cartaz Miguel Luz, que apresentará o seu novo álbum “Ganga com ganga”. Sobem ainda ao palco António Dualibi e os DJs Oxy e Maskarilha. Já o palco jovem, em funcionamento entre as 15h00 e as 18h00, dará espaço a vários artistas e escolas da região.
Para além da vertente cultural, o Summer Fest aposta na sensibilização dos jovens. Na Rua FunchalJovem estarão associações juvenis e a UCAD – Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências, numa ação de proximidade, alertando para riscos e promovendo condutas responsáveis. Haverá ainda uma instalação artística e um mural de graffiti dinamizado pela associação Andorinha.
Tal como no ano passado, será sorteada uma carta de condução entre os participantes, no período das 14h00 às 18h30.
A organização garante ainda o cumprimento do regulamento do ruído, com o som limitado a 95 decibéis, e a proibição de shots e bebidas destiladas. O evento contará também com o contributo dos novos voluntários do Regulamento de Voluntariado Jovem, recentemente aprovado pela autarquia. Nesta sessão, foram entregues os cartões aos novos voluntários que vão já neste evento dar o seu contributo. Para mais informações sobre este novo programa poderá consultar ou inscrever-se no novo microsite (inserido no Funchal.pt) de Juventude e Desporto da CMF, que é hoje lançado.
Em 2024, mais de 7 mil pessoas marcaram presença no festival. Para este ano, a vereadora Helena Leal deixa o convite à população para que vá a este evento e desfrute.
“O Festival Summer Fest prevê ser um sucesso (…)o maior sucesso é conseguirmos proporcionar uma plataforma de oportunidades aos nossos jovens e às nossas famílias, mas que todos se divirtam e consigam usufruir”, rematou.