Autora lisboeta Maria Helena Corado vence Prémio João Augusto d’Ornelas

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos revelou os vencedores da 5.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, concurso que este ano contou com 57 candidaturas provenientes de várias regiões do país.

O júri, composto por António Barroso Cruz, Carmo Marques e Nuno Barros, atribuiu o primeiro prémio à obra ‘O Vinho que inspirou Camilo’, da autora lisboeta Maria Helena Corado. O segundo lugar distinguiu Gabriel José Sá Fernandes, de Pedras Salgadas, com o conto ‘Um brinde mais apenas’, enquanto o terceiro prémio foi entregue a Dina Maria de Almeida Tomé, de Tarouca, pela obra ‘A vinha dos lobos’.

Em comunicado, os jurados sublinharam a qualidade das propostas apresentadas, destacando a criatividade, a profundidade das narrativas e o rigor literário demonstrado. As três obras vencedoras, referem, evidenciaram originalidade e consistência, contribuindo para a valorização da literatura em língua portuguesa.

Os prémios pecuniários atribuídos foram de 2.000 euros para o primeiro lugar, 700 euros para o segundo e 300 euros para o terceiro. As obras distinguidas serão ainda publicadas em livro, cujo lançamento ocorrerá numa sessão cultural a realizar no concelho, em data a anunciar.

Criado em homenagem ao escritor João Augusto d’Ornelas (1833-1886), natural do Estreito de Câmara de Lobos, o prémio pretende incentivar a criação literária, promover o gosto pela leitura e reforçar a valorização da língua portuguesa.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *