Madeira regista aumento de transferência de veículos usados, mas aquisição de carros novos diminui

ARQUIVO JM

No primeiro semestre deste ano, as Conservatórias da Região registaram a transferência de registo de 8.048 veículos usados, dos quais 87,5% eram ligeiros de passageiros, 11,3% de mercadorias e 1,2% pesados. Face ao período homólogo, as transferências aumentaram em 7,2 pontos percentuais.

Em contrapartida, dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal junto do Instituto de Registos e Notariado, divulgados pela Direção Regional de Estatística (DREM), revelam que foram adquiridas 2.598 viaturas novas, o que representa uma diminuição de 8,5% face ao mesmo período de 2024.

Ainda no que concerne aos transportes terrestres, nos primeiros seis meses deste ano, andaram de autocarro 12,9 milhões de passageiros, sendo que as carreiras urbanas transportaram 8,2 milhões pessoas e as interurbanas 4,6 milhões.

Já no que toca aos bilhetes de teleférico, foram adquiridos mais 4,2% que em 2025, num total de 729,4 mil, 95,3% dos quais destinados a adultos.

A propósito dos acidentes de viação com intervenção policial, foram assinalados, no período em análise, 1.935 acidentes, mais 9,6% que no precedente. Destes sinistros, resultaram 634 vítimas, mais 118 que no período homólogo, seis delas mortais.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *