Governo manifesta “profundo pesar” pela morte de D. Teodoro de Faria

A Presidência do Governo Regional emitiu hoje um comunicado a lamentar a morte do bispo emérito do Funchal.

”O Governo Regional da Madeira e o seu presidente, Miguel Albuquerque, vêm manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento, hoje, do Bispo Emérito do Funchal, Dom Teodoro de Faria”, refere a nota enviada da Quinta Vigia.

”O Executivo madeirense associa-se, nesta hora de dor, à família, a quem endereçamos os mais respeitosos votos de pesar pela morte do seu querido familiar, bem como à Diocese do Funchal e a toda a comunidade religiosa madeirense”, pode ler-se no texto.

D. Teodoro Faria foi ordenado padre, na diocese do Funchal, em 22 de Setembro de 1956, vindo a ser ordenado bispo do Funchal no ano de 1982, a 10 de março, entrando ao serviço da diocese a 16 de maio desse mesmo ano. D. Teodoro de Faria solicitou ao Papa Bento XVI a sua resignação, por limite de idade, em 2006.

A 6 de Junho de 2008 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

“É esta grande personalidade da Região e da Igreja que o Governo Regional e o seu presidente pretendem homenagear, também na hora da sua morte, sublinhando a sua gratidão para com os relevantes serviços prestados em nome da nossa Região”, refere o comunicado.

“Na certeza de que a forma sábia, eficaz e competente como dirigiu durante anos a igreja madeirense, a par das distintas e louváveis qualidades humanas com que sempre distinguiu todos aqueles que com ele conviveram, perdurarão”, acrescenta.

A Presidência escreve ainda que “Dom Teodoro Faria está entre os madeirenses mais louváveis e destacáveis das últimas décadas, onde para além do seu papel na igreja tem efetuado um percurso assinalável na Cultura, inclusive com vários livros escritos”.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *