PS emite nota de pesar pelo falecimento do bispo emérito

O Partido Socialista-Madeira manifestou hoje “o seu pesar” pelo falecimento de D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.

Nascido a 24 de agosto de 1930, D. Teodoro de Faria foi ordenado sacerdote a 22 de setembro de 1955, na Sé do Funchal, e ordenado bispo em Roma, a 16 de maio de 1982. Sucedeu a D. Francisco Santana na liderança da Diocese do Funchal, onde entrou a 30 de maio de 1982, tendo o seu bispado durado 26 anos. Após a sua resignação, foi sucedido por D. António Carrilho.

Além das suas funções como bispo da Diocese do Funchal, num episcopado que ficou marcado por vários momentos impactantes na história da Igreja Católica na Região, entre os quais a visita do Papa João Paulo II à Madeira, D. Teodoro de Faria foi também um homem do conhecimento e da cultura, deixando vários registos escritos sobre o seu pensamento e sobre os estudos que desenvolveu ao longo do seu bispado.

“Aos seus familiares, amigos e à Igreja Católica na Madeira, o Partido Socialista endereça as mais sentidas condolências”, refere a nota de pesar.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *