“Uma candidatura que nasce para devolver a esperança e abrir um novo ciclo de mudança em São Vicente, baseada na liberdade, na inclusão e no combate a todas as formas de discriminação”. Eis o propósito, de João Carlos Gouveia, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal de São Vicente, que esta manhã entregou as listas de candidatos aos diferentes órgãos autárquicos no concelho, que teve lugar no Tribunal de São Vicente.
Em comunicado de imprensa, a candidatura do PS assegura “que está apostada em criar oportunidades para que ninguém tenha de sair da sua terra, agindo com criatividade e trabalhando incansavelmente para atrair investimento, gerar riqueza e garantir melhores condições de vida para todos. Isto tudo, garantiu, com uma governação que se pautará pelo rigor e pela transparência”.
“A nossa visão é clara: preservar a nossa identidade, a nossa cultura e o património natural e construído, proteger e valorizar a nossa natureza, em particular a Laurissilva, modernizar o concelho e as suas freguesias”, afirmou João Carlos Gouveia, citado no comunicado, no qual sublinha o desígnio de “preparar São Vicente para os desafios do futuro” com o envolvimento participativo “das forças vivas do concelho, para conceber e implementar um plano estratégico de longo prazo, integrando os setores da agricultura, da construção, do turismo e da restauração.”
Num mundo global, digitalizado e tecnológico, o PS quer que São Vicente esteja preparado para a era da inteligência artificial, assente numa economia circular, ecológica e sustentável.
Por isso, olhos nos olhos com a população, pediu a sua confiança, de modo a que, todos juntos, seja possível construir “o futuro que merecemos”.
A candidatura à Câmara Municipal de São Vicente é encabeçada por João Carlos Gouveia, natural de São Vicente, professor de português e antigo presidente do PS-Madeira. Foi também deputado à Assembleia Legislativa da Madeira e já havia sido candidato à presidência do município vicentino em 2005 e 2009.
No segundo lugar da lista surge Manuel Pestana, formado em Gestão de Instituições Financeiras e empresário. Entre 2004 e 2006 foi presidente da Concelhia do PS em São Vicente e, em 2005, foi candidato à Junta de Freguesia de São Vicente.
O terceiro lugar da lista de candidatos é ocupado por Sara Silva, formada em Arte e Design e professora no ano letivo 2023/2024. Desde cedo militante da JS, Sara Silva foi membro da Assembleia Municipal de São Vicente entre 2017 e 2021 e, entre outubro de 2021 e julho de 2022, foi deputada à Assembleia Legislativa da Madeira.
Por seu turno, Juvenal Caldeira, assistente técnico da Câmara Municipal de São Vicente a exercer as funções de leitor de consumo de água, é o terceiro da lista.
Ricardo Santos, ex-bancário (atualmente reformado), ocupa o quinto lugar da candidatura. Já foi vereador na Câmara de São Vicente durante seis mandatos, tendo, inclusive, encabeçado por duas vezes a lista candidata à câmara.
Já a lista à Assembleia Municipal de São Vicente é encabeçada por Carlos Manuel de Góis, reformado da Função Pública, onde exerceu funções como agente técnico de agricultura, e com um longo percurso também no dirigismo sindical.