Em Washington 800 membros da Guarda Nacional mobilizados para “limpar” capital

Os 800 membros da Guarda Nacional mobilizados pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para “limpar” Washington D.C. já se encontram na capital federal, informou hoje o Pentágono.

“Nesta fase, os 800 membros da Guarda Nacional foram mobilizados (…) e encontram-se agora aqui, na nossa capital”, declarou à comunicação social o porta-voz do Departamento da Defesa norte-americano, Kingsley Wilson.

Eles “vão ajudar a polícia de D.C. e os seus parceiros federais responsáveis pela aplicação da lei a proteger os monumentos, a efetuar patrulhas de segurança nos bairros, a proteger as instalações e os agentes federais” e a controlar o tráfego, precisou.

Estes militares da reserva territorial “permanecerão no terreno até que a ordem pública seja restabelecida na cidade, como decidido pelo Presidente”, Donald Trump, acrescentou.

O chefe de Estado norte-americano anunciou na segunda-feira a colocação da manutenção da ordem em Washington sob o controlo do Governo federal, missão para a qual destacaria a Guarda Nacional – medidas excecionais para a cidade que ele declarou “invadida por gangues violentos” e que quer “limpar”, não só da criminalidade como dos sem-abrigo.

As estatísticas oficiais mostram, no entanto, uma diminuição da criminalidade violenta na capital.

Trump já tinha mobilizado a Guarda Nacional para a Califórnia, em junho, contra o parecer do governador democrata, Gavin Newsom, alegando que pretendia restabelecer a ordem em Los Angeles, após manifestações contra as rusgas para detenção de imigrantes pela polícia federal de imigração (ICE).

Ao contrário dos 50 Estados norte-americanos, o município de Washington tem uma relação especial com o Estado federal que limita a sua autonomia.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *