Associação de Futebol da Madeira doa parte da receita de jogo ao Clube Desportivo ‘Os Especiais’

Foram doados 5.375 euros.

Na sequência da iniciativa promovida na Final da Taça da Madeira 24/25, onde a AFM concedeu ao clube vencedor a possibilidade de doar todo o valor obtido da bilhética naquele jogo a uma instituição de solidariedade social, altura em que escolha da AD Pontassolense foi a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Secção Regional da Madeira, o Troféu Cidade do Funchal 2025 conjugou novamente uma componente solidária.

Desta feita, a Associação de Futebol da Madeira decidiu doar uma parte da receita do jogo ao Clube Desportivo “Os Especiais” que se dedica à causa do desporto adaptado para pessoas com limitações.

Assim, o jogo disputado no Estádio do Marítimo entre os principais clubes da Região, ambos da cidade do Funchal, Marítimo e Nacional, resultou no valor a doar que ronda os cinco mil euros, valor entregue pelo presidente da AFM, Rui Coelho, a Duarte Sousa presidente do CD “Os Especiais” e aosSecretário da direção José Cardoso.

Na ocasião Rui Coelho referiu: “Mais do que o valor angariado que certamente será muito importante para as pessoas que superam tantas limitações e praticam desporto, é o carácter social que imprimimos a estes eventos, alertando para as necessidades e provações que muitos vivem na nossa sociedade. Uniu-se o futebol profissional madeirense em prol de um ato solidário, pelo que foi muito mais que um jogo de futebol.”

Recorde-se que o vencedor do Troféu, disputado no passado dia 3 de Agosto, foi o Marítimo, mas Rui Coelho assinala “que também é importante unir as equipas mais representativas da Região por estas causas, sendo que elas próprias já desenvolvem várias iniciativas de apoio aos mais desprotegidos, pelo que o resultado não é o mais importante. Queremos agradecer ao Marítimo na pessoa do seu presidente Dr. Carlos André Gomes, aqui representado pelo Vice-Presidente Jorge de Freitas e ao Nacional através do seu presidente Eng. Rui Alves, por aderirem a este evento, reconhecendo o esforço da AFM para conseguir concretizá-lo”.

Por seu lado o presidente do CD “Os Especiais”, Duarte Sousa, agradeceu à AFM na pessoa do seu Presidente Rui Coelho, “agradecimento extensível aos dirigentes e adeptos do Marítimo e do Nacional” e explicou “como se sabe, criar condições para a prática desportiva dos cidadãos com necessidades especiais, é bastante dispendioso, pelo que este valor muito nos irá ajudar”.

Por fim, Rui Coelho salientou não saber “se será sempre possível encetarmos estas ações de solidariedade, mas o futebol tem que olhar para a sociedade em geral e esta também deverá olhar para o futebol como factor de inclusão, de promoção da saúde e de dinâmica económica da Região, como aliás tem vindo a acontecer.”

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *