80 novos enfermeiros passam a reforçar o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira. A cerimónia de receção decorreu esta manhã, no Hospital dr. Nélio Mendonça, com a secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Freitas, a dar as boas-vindas aos novos profissionais.
A governante destacou o peso humano e técnico da profissão, apelando a que os recém-chegados “abracem não apenas a profissão, mas a missão” de cuidar.
“Hoje é, se calhar, o primeiro dia do resto das vossas vidas nesta matéria”, afirmou Micaela Freitas, sublinhando que o SESARAM é “uma casa enorme”, não apenas pelo número de profissionais, mas sobretudo “em termos de profissionalismo, de projetos, de cuidados e de amor”.
Para a secretária regional, a enfermagem não pode viver apenas dos conhecimentos técnicos adquiridos na formação académica, devendo assentar também em “amor, altruísmo, respeito pelo próprio e, acima de tudo, colocar-se sempre no lugar do outro”.
A responsável enalteceu a juventude e a curiosidade que os novos elementos trazem à instituição, lembrando que estas qualidades podem também “desafiar e inspirar” os profissionais mais experientes. Incentivou-os a participarem ativamente nos projetos de investigação desenvolvidos no SESARAM, reforçando que “as competências não estagnam quando termina o curso” e que a formação contínua é essencial para servir melhor os utentes.
Micaela Freitas salientou ainda que o trabalho na saúde “vai muito além da técnica” e que, no SESARAM, trabalham “pessoas para pessoas”. “Muitas vezes, o que um doente ou familiar precisa é de uma mão no ombro ou de uma palavra amiga”, realçou, advogando que este cuidado humano é uma marca diferenciadora dos serviços de saúde na Madeira.
Antes, e instada pela comunicação social sobre carências existentes na enfermagem, Micaela Freitas admitiu essa realidade, mas lembrou que o Governo trabalha para a meta dos 200 enfermeiros a serem contratados.
De referir ainda que, relativamente aos 80 enfermeiros agora contratados, estes vão participar participarão num programa de formação e integração, que lhes permitirá conhecer a estrutura, os serviços e as práticas do SESARAM. “São apenas três dias do resto das vossas vidas”, frisou a secretária regional, concluindo com um apelo: “Ajudem-nos, ajudem as pessoas que recorrem aos nossos serviços. Sejam muito bem-vindos e aproveitem ao máximo esta oportunidade.”