CDU candidata sindicalista Pedro Carvalho no concelho de Machico

O dirigente da União dos Sindicatos da Madeira Pedro Carvalho é o cabeça de lista da CDU no município de Machico, na zona leste da Madeira, onde hoje prometeu “dar mais voz ao povo”.

“É fundamental um concelho mais desenvolvido, equilibrado, mais sólido e sustentado, que responda às justas reivindicações das populações e concretize direitos fundamentais para o bem-estar e melhoramento da qualidade de vida das suas populações”, afirmou o candidato.

Pedro Carvalho falava na apresentação pública da candidatura da CDU (coligação formada por PCP e PEV) às eleições autárquicas de 12 de outubro, que decorreu no largo junto à Câmara Municipal de Machico, no centro daquela cidade.

O grande objetivo é colocar a Câmara Municipal, atualmente governada pelo PS, “ao serviço das populações e não só ao serviço de alguns”.

Pedro Carvalho, que é militante do PCP, realçou que o lema da candidatura é “mais CDU para dar mais voz ao povo de Machico”, defendendo, por isso, “uma Câmara Municipal ao serviço das populações e do desenvolvimento do concelho, com trabalho, honestidade, seriedade e competência”.

Entre as propostas, o candidato destaca a continuação da luta por um serviço de saúde público e universal, pelo direito à habitação para todos e pela escola pública e o ensino de qualidade, bem como por uma rede de transportes públicos que abranja as cinco freguesia do concelho.

Reforçar a segurança pública, melhorar as condições salariais dos bombeiros e descentralizar os serviços camarários, são outros dos objetivos da candidatura de Pedro Carvalho, que também destaca a necessidade melhorar a rede de saneamento básico, reforçar a limpeza dos caminhos e veredas e aumento a rede de estradas agrícolas.

O candidato da CDU, que tem 61 anos (nasceu em 23 de fevereiro de 1963) e é técnico de telecomunicações, considera que, ao nível geral, as cinco freguesias do concelho – Água de Pena, Machico, Santo António da Serra, Caniçal e Porto da Cruz – são caracterizadas por “diferentes realidades e assimetrias”, sublinhando ser urgente “apresentar soluções e concretizar respostas para o seu desenvolvimento”.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2024, o concelho de Machico tem 19.679 habitantes.

Nas últimas autárquicas, em 26 de setembro de 2021, a coligação PSD/CDS-PP venceu em três dos 11 concelhos da Madeira: Funchal, São Vicente e Porto Santo.

O PSD, isolado, venceu em Câmara de Lobos e Calheta, enquanto o CDS-PP ganhou sozinho em Santana.

O PS conquistou a maioria no Porto Moniz, Machico e Ponta do Sol, enquanto o JPP manteve a presidência em Santa Cruz.

Na Ribeira Brava venceu o movimento Ribeira Brava Primeiro, com uma lista que recebeu o apoio de sociais-democratas e centristas.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *