Decorreu hoje, na Estação do Monte, a apresentação do programa da festa de Nossa Senhora do Monte, Padroeira da Madeira, que se assinala no dia 15 de agosto, sendo que a primeira novena de nove celebrações teve início no passado dia 5.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, destacou que o Arraial deste ano “bateu recordes”, com 32 barracas, representando um crescimento de 12% em relação ao ano passado. “É sinal de que o Monte está vivo e continua a atrair cada vez mais pessoas”, salientou.
O investimento da Câmara, conforme referiu, também aumentou, ascendendo este ano a 47.500 euros. Foram reforçados a iluminação exterior ao Santuário, a limpeza, colocados mais contentores, 15 casas de banho no Largo das Babosas, além de melhorias na ornamentação, nomeadamente no Largo da Fonte.
Cristina Pedra enalteceu o trabalho de equipa entre a Câmara, a Junta de Freguesia e a Paróquia, acreditando que “a festa será ainda melhor do que no ano passado”.
A Paróquia investe 16 mil euros e a Junta de Freguesia 26 mil euros.
Desde que assumiu funções em 2021, o atual executivo tem procurado preservar o caráter tradicional do Arraial do Monte. “A história, a cultura e o património das nossas famílias devem ser respeitados e fomentados, não só para os residentes, mas também para a diáspora e as gerações mais novas”, frisou.
Cristina Pedra lembrou a importância desta festa, destacando a sua dimensão cultural, espiritual e histórica. “O Monte tem uma magia única”, afirmou, reforçando que esta tradição está profundamente enraizada na memória coletiva. “Desde pequeninos que as nossas famílias vinham ao Arraial do Monte. Podiam existir muitos arrais, mas o Monte era e continua a ser uma referência”, frisou.
Por fim, a autarca apelou ao uso dos transportes públicos. “Há autocarros dos Horários do Funchal durante toda a noite e o teleférico funciona até à uma da manhã. Assim, evitamos congestionamentos e garantimos que todos possam desfrutar da festa com mais conforto.”
A Câmara Municipal do Funchal disponibiliza, na Plataforma da Festa do Monte (https://arraialdomonte.funchal.pt), toda a informação, nomeadamente os condicionamentos de trânsito, com indicação das estradas fechadas e condicionadas, a localização das tradicionais barracas organizadas por categoria e as zonas destinadas aos meios de proteção civil e primeiros socorros. Estão ainda disponíveis informações sobre as zonas de deposição de resíduos, a localização dos sanitários públicos e das praças de táxis, bem como os horários dos transportes públicos e teleféricos durante o período festivo.