Orquestra de Cordas Ensemble XXI toca hoje na Assembleia Legislativa da Madeira

É hoje que a Orquestra Clássica da Madeira apresenta, pelas 18 horas, um concerto extraordinário por uma das suas orquestras de cordas, o Ensemble XXI, sob a direção musical do violinista Yuriy Kyrychenko.

O concerto realiza-se no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, a partir das 18 horas.

Segundo uma nota enviada pela Orquestra Clássica da Madeira, a realização de concertos no edifício da antiga Alfândega do Funchal, que desde 1987 passou a estar sediada a Assembleia, um monumento classificado desde 1943 como Monumento Nacional e cujo projeto de recuperação do edifício foi executado pelo arquiteto Raul Chorão Ramalho nos anos 80 do séc. XX, representa um momento de grande inspiração num ambiente particularmente intimista.

A proposta musical do ‘Ensemble XXI’ leva a uma viagem pelo período clássico com a Serenata N.º 13 mais conhecida como Eine kleine Nachtmusik, KV 525 de Amadeus Mozart, escrita em 1787 e publicada postumamente em 1827.

Sobre o Ensemble XXI, esta orquestra de cordas foi criada no seio da Orquestra Clássica da Madeira, e tem como objetivo primeiro interpretar obras para pequena orquestra de cordas de compositores do Séc. XX e Séc. XXI. Dentro do repertório abordado por este grupo, encontramos desde compositores nacionais como Joly Braga Santos, Vianna da Mota a compositores europeus como Turina, Britten entre outros. Numa abordagem mais leve o Ensemble XXI tem no seu repertório obras de Scott Joplin e Duke Ellington, assim como aborda outros períodos da história da música.

Constituído por elementos do naipe das cordas da Orquestra Clássica, o Ensemble XXI já tocou em todas as salas da Madeira e Porto Santo.

De salientar, ainda, que a realização deste concerto no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, espaço que é disponibilizado pela Assembleia Legislativa da Madeira, está integrado na iniciativa ‘Parlamento Mais Próximo’, no âmbito do protocolo entre a Assembleia Legislativa da Madeira e a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, na qualidade de entidade gestora da Orquestra Clássica da Madeira.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *