Está prevista para as 18h45 de hoje uma ação de protesto junto às instalações do Canal NaMinhaTerra TV contra os critérios estipulados por JM e DN para a realização dos debates autárquicos.
O PTP anuncia que vai se manifestar, em conjunto com BE, Livre, Nova Direita, MPT, ADN e RIR, contra o que consideram ser uma discriminação por não terem participado nos debates concelhios.
Recorde-se que o JM revelou há quase um mês – a 29 de agosto – o modelo que tem praticado e que termina hoje com o concelho do Funchal,
Nessa notícia de página inteira e destaque de capa estavam explicados os critérios definidos onde se podia ler que além de limitados ao máximo de três candidatos, o JM convidava o candidato indicado pelo partido que venceu em 2021, o candidato indicado pelo partido que tem vereadores na oposição e o candidato indicado pelo partido que ficou entre os três primeiros lugares nas regionais deste ano.
Idêntico formato foi desenvolvido pelo JM nas eleições autárquicas de 2017 e nas eleições autárquicas de 2021.
Quase um mês depois e no último dia de debates, os partidos em causa manifestam o seu desagrado. Entendem os partidos, de acordo com o PTP, a opção editorial do JM não é “objetiva e transparente” e que constitui uma “violação clara do princípio da igualdade de oportunidades e de tratamento entre candidaturas, previsto na lei eleitoral”.