Perante as sucessivas avarias e descargas de esgotos no mar, da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Caniço, a coligação Mais Santa Cruz diz que é urgente sentar à mesa das negociações a autarquia e o Governo Regional, de modo a alcançar uma solução para o problema que se arrasta e que se agravou nos últimos tempos.
Saturnino Sousa lembra que a ETAR “está preparada para fazer até ao tratamento terciário”, mas neste momento “limita-se a fazer o tratamento primário”. Trata-se de uma obra feita pelo Governo Regional e cuja gestão foi entregue à câmara de Santa Cruz, por isso o candidato da coligação PSD/CDS-PP entende que é altura de pôr fim aos problemas e à troca de acusações. “Mais do que saber de quem é a responsabilidade interessa é encontrar uma solução, para que a ETAR funcione devidamente e se resolva de uma vez por todas o problema dos esgotos no Caniço”.
Em nome a qualidade ambiental do mar, em especial das praias do Portinho e dos Reis Magos, Saturnino Sousa quer acabar com os atentados ambientais que se têm registado “sempre que a central entope”, e espera que as negociações produzam efeitos desejados, que são os de encontrar uma solução técnica e operacional que coloque em pleno funcionamento a ETAR.
O Caniço é a freguesia mais populosa do concelho de Santa Cruz, tem perto de 25 mil habitantes. No verão a pressão turística agrava as fragilidades deste equipamento de tratamento de esgotos, com as avarias a surgirem com mais frequência. O mesmo acontece nas alturas de muita chuva, lembra ainda.