PSD propõe Comissão de Inquérito para esclarecer futuro dos alunos do ISAL

O grupo parlamentar do PSD anunciu hoje que vai apresentar, no parlamento regional, um requerimento para a abertura de uma Comissão de Inquérito por considerar que “não estarem reunidas as condições necessárias aos esclarecimentos que imperam face à grave situação vivida pelo ISAL”.

“A persistência da direção desta instituição em condicionar o funcionamento da 6.ª Comissão Especializada Permanente de Educação, Desporto e Cultura ditam esta decisão que tem, somente, por objetivo o cabal esclarecimento sobre esta realidade, quer no respeitante à instituição, quer relativamente ao futuro dos alunos que a frequentam”, sublinham os deputados do PSD em comunicado.

Os social-democratas lembram que desde que se tornou pública, a 27 de outubro de 2024, a decisão de não acreditação do ISAL pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, têm “procurado tudo fazer para clarificar os motivos da não acreditação, assim como os impactos que poderão ocorrer no futuro académico dos seus alunos”.

“Já na anterior legislatura, apresentou-se um requerimento a solicitar uma audição à Direção do ISAL, nomeadamente à sua diretora e vice-diretora, ação que se voltou a registar na atual legislatura e que obteve recusa de presença de ambas, alegando aspetos de representatividade da Instituição ou o gozo de férias”, acrescentam os deputados do PSD.

Os social-democratas consideram que “é clara a firme vontade da Direção do ISAL em não participar ativamente no esclarecimento da situação vivida pela instituição”.

“Esta recusa tornou a ser evidente no último e-mail endereçado pela diretora do ISAL, a 24 de setembro último, onde se constata a persistência em condicionar os trabalhos da 6.ª Comissão, quanto aos dirigentes da instituição as ouvir, como na forma de se pronunciarem”, sublinham.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *