Apelo solidário para dador de medula óssea provoca ‘entupimento’ das linhas do SESARAM

A notícia publicada hoje na edição impressa do JM-Madeira sobre o apelo de uma família que procura urgentemente um dador de medula óssea compatível para um jovem de 21 anos gerou uma onda de solidariedade ao longo do dia. Muitos cidadãos tentaram inscrever-se como potenciais dadores, provocando um verdadeiro ‘entupimento’ da rede telefónica do Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

“As pessoas estão a ligar para aqui sem parar e o procedimento não é esse”, esclareceu o SESARAM, apelando à população para que sigam os passos corretos.

Os interessados em tornar-se dadores devem, primeiramente, segundo o SE https://www.ipst.pt/index.php/pt/dador-de-medula-ossea cute;vel no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS) [https://www.ipst.pt/index.php/pt/dador-de-medula-ossea]. Só após uma seleção a nível nacional é que os candidatos são contactados para realizar a recolha de amostras de sangue para análises e, após esse procedimento, ficam inscritos para potenciais dadores de medula.

O SESARAM reforça que a inscrição online é fundamental para que o processo decorra de forma organizada e eficiente, garantindo que todos os potenciais dadores tenham a oportunidade de ajudar.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *