O movimento independente ‘Ribeira Brava em Primeiro’ (RB1), liderado por Marco Martins, apresenta medidas para o concelho, com a qualidade de vida no centro da sua candidatura a todos os órgãos autárquicos do concelho.
“Acreditamos que viver na Ribeira Brava deve ser sinónimo de bem-estar, sustentabilidade e equilíbrio entre modernidade e respeito pelo ambiente”, refere a candidatura.
Por isso mesmo, apresenta as seguintes medidas:
– Mais sustentabilidade: aumentar os postos de carregamento para veículos elétricos, apostar na eficiência energética dos espaços municipais e abolir o uso de herbicidas, promovendo limpezas amigas do ambiente
– Ambiente mais limpo e saudável: reforçar a manutenção de zonas florestais, veredas e caminhos; sensibilizar a ARM para a colocação de mais ecopontos; e apoiar o projeto Eco-escolas.
– Embelezamento e valorização do concelho: apostar no embelezamento floral, promover ações de educação ambiental em parceria com escolas e instituições, e garantir espaços públicos bem cuidados.
– Cidadania ativa: envolver a população em ações de sensibilização que promovam comportamentos responsáveis e a preservação do meio ambiente.
Marco Martins sublinha que estas medidas refletem “um compromisso com a qualidade de vida de todos os Ribeira-bravenses, onde cada freguesia é valorizada e onde as pessoas vivem com mais saúde, segurança e bem-estar”.
O movimento RB1 reforça assim a sua visão de “um concelho mais verde, mais limpo e mais humano – sempre com a Ribeira Brava em Primeiro”.