O Europe Direct Madeira, em parceria com a Associação Insular de Geografia e com o apoio da Junta de Freguesia do Seixal e da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz, promoveu hoje, uma ação de limpeza na praia do Cais do Seixal, no âmbito das celebrações do Dia Internacional de Limpeza Costeira.
Esta iniciativa integrou-se na campanha #EUBeachCleanup, lançada a nível internacional pela Direção-Geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia (DG MARE), em colaboração com o Serviço Europeu para a Ação Externa, as Nações Unidas e em estreita parceria com os Smurfs. A nível nacional, a ação ocorre no âmbito da igual colaboração entre a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Fundação Oceano Azul.
Em resposta ao desafio lançado, a ação procurou não só recolher resíduos marinhos, mas também sensibilizar a comunidade local para questões preocupantes como a poluição marinha, o flagelo da poluição dos plásticos nos oceanos, a emergência climática, a urgência de protegermos os ecossistemas costeiros, e para a forma como os nossos hábitos impactam diretamente o oceano.
Estima-se que até 2040, cerca de 37 milhões de toneladas de plástico possam chegar anualmente ao mar.
Durante a limpeza, os voluntários participaram ativamente, contribuindo para a conservação da praia e para a reflexão conjunta sobre o impacto do lixo, em particular o plástico, que ameaça a saúde de todos os ecossistemas. A atividade foi uma das várias ações terrestres e subaquáticas registadas nosite da Comissão Europeia e da Fundação Oceano Azul, que, entre 20 e 28 de setembro, mobilizammilhares de pessoas por todo o país.Ações deste tipo mostram que cada cidadão pode ter um papel ativo na preservação do oceano. Maisdo que recolher resíduos das zonas costeiras, trata-se de conscientizar e inspirar com vista a mudançasde comportamento e a novos, melhores e mais sustentáveis hábitos diários